A Nota (Avaliação) de Fato Determina se Algo é Bom ou Ruim?

Uma nota dada numa análise, seja de qual for o produto, representa o valor final do objeto avaliado ou só a opinião do autor?

Precisamos entender que cada indivíduo tem suas preferências, determinar se o objeto analisado é ruim ou bom é automaticamente excluir de nós nossa própria individualidade, ou seja, nossos gostos e preferências.
Por isso não sei responder quando alguém me pede recomendação de um filme, mesmo quando me especificam o gênero, pois filmes que para mim são especiais e admiro, para outra pessoa pode ser mediano, ou até mesmo fraco.
No final, percebemos que não é o filme que é ruim, mas sim a ótica do expectador que muda.
O filme causa experiências diferentes em mim e nas demais pessoas. Isso nos leva a conclusões que demonstram que a empatia por algo também determina o impacto que um filme, jogo, música ou qualquer objeto nos causa.

Se uma obra, seja qual for a mídia, o autor o produz com um propósito, ou seja, com um objetivo específico, ou até mesmo expressando um sentimento pessoal, esse sentimento precisará de um olhar empático para poder ser entendido, com isso concluímos que obras muitas vezes são sentimentos materializados, e a empatia é determinante em como compreendemos esse sentimento.
E isso vai depender em alguns casos da experiência pessoal de cada um, ou seja, nem sempre uma avaliação de fato representa genuinamente o valor de algo.

Cito brevemente um comentário de um rapaz que expressando sua opinião sobre o filme de terror asiático Inner Senses 2002, ele afirma que não gostou do filme após ter visto pela primeira vez, e que após anos depois, assim que terminou de passar por uma situação difícil em sua vida, ao rever Inner Senses ele diz que o mesmo se tornou um de seus filmes preferidos. O filme narra a história de um psicólogo e uma jovem lutando contra traumas do passado. (Algo quase semelhante a O Sexto Sentido).

O filme é o mesmo, mas o contexto vivido por quem avalia é mudado, ou seja, nossa visão muda e não o filme ou qualquer objeto que avaliamos.
Percebemos que vários fatores determinam nossa opinião em relação a algo.

Temos o mesmo exemplo no caso de músicas, que são algo muito pessoais. Quando falamos que uma canção é ruim não necessariamente ela de fato é ruim, pois para que a música seja boa para nós, primeiro passa por um filtro pessoal no qual nossos gêneros preferidos determina o que é bom.
Existem músicas ruins? Não quero com isso dizer que tudo é relativo, e que tudo pode ser bom e ruim dependendo do olhar, é claro que existem obras artísticas ruins, mas o que determina se algo é ruim ou não é o seu aspecto técnico, posso dizer que uma pintura é ruim se a sua parte técnica for ruim, mas se a parte técnica for boa, o que sobra é minha opinião pessoal, minha experiência, que é influenciada por minha empatia, nesse caso é relativa minha avaliação.
Existem músicas e filmes tecnicamente ruins, nesse caso é válido determinar a qualidade deles, mas quando entra no campo da subjetividade, como por exemplo a melodia de uma música, ou a história de um filme, cada um terá a sua visão para analisar, e essa visão será influenciada por seus gostos pessoais, e experiências de vida.

Relembro quando joguei pela primeira vez Echo Night Beyond de PS2, não gostei do jogo pelo simples fato de eu não saber jogar, era criança na época e não conseguia progredir no game, não entendia os puzzles, e com isso o devolvi para a locadora, e anos mais tarde após re-jogar, o mesmo se tornou meu título de terror preferido ao lado de Silent Hill 2 e Rule Of Rose.

Quando o jogo, música, filme ou livros não tem problemas técnicos sérios, o que resta é o gosto pessoal e experiência, apenas problemas técnicos pode definir se algo é ruim ou bom, fora isso tudo se resume a opiniões, e elas mudam conforme as preferências de cada um.

Não podemos nos deixar influenciar por uma nota, ou por uma opinião, primeiro que não sabemos o histórico de quem está analisando ou opinando, e segundo que experiências são diferentes e uma conclusão não define se algo é bom ou ruim, mas somente expressa a experiência pessoal de alguém em relação ao que foi avaliado..
E sua experiência mudando ao longo do tempo, a sua avaliação também do mesmo objeto mudará.

Comentários