O Vazio nos Filmes de Terror Asiáticos

"Você percebeu que estamos vendo menos pessoas vivas e mais fantasmas?"

Essa frase dita por Aon no filme tailandês The Screen at Kamchanod (2007) tem um significado importante quando se analisa a ambientação do horror asiático, e o quanto ele está relacionado com os sentimentos instáveis dos personagens.
O vazio e a claustrofobia vista na ambientação é a expressão do vazio em que cada personagem se encontra dentro de si. Nada mais que o reflexo de seu próprio interior.
A solidão e o mistério podem ser vistos em filmes como Dark Water 2002, Don't Look Up 1996, Kairo 2001, Cure 1997, Ringu 1998.

Eles se assemelham em cenários vazios, poucos personagens e diálogos, clima de mistério e abandono, refletindo muitas vezes o conturbado estado psicológico de cada personagem.
Para o terror asiático, o suspense e o medo pelo desconhecido é muito mais importante que o terror gráfico que estamos acostumados a ver no ocidente, especificamente no terror americano.
Temos como ambiente no filme Dark Water um antigo prédio vazio, Yoshimi se muda com sua filha Ikuko para um novo apartamento, e lá tem que lidar com a pressão e o medo de perder a guarda de sua filha para seu marido.
Temos poucos personagens no filme, o prédio traz para a história uma sensação de solidão, um lugar tão grande mas inabitado, refletindo a solidão de Yoshimi e Ikuko. O vazio físico é como um espelho do vazio interno, refletindo a dor e o medo das protagonistas.
Kiyoshi Kurosawa, especificamente no filme Kairo soube trabalhar bem a sensação de vazio, até mesmo quando os personagens estão próximos, seus diálogos são distantes e desconexos.

O vazio físico transmite sensações de medo e desespero, estar em um local sem ninguém, apenas o silêncio e o vazio, em muitas pessoas isso apavora, mesmo sabendo que não há ninguém ali, de alguma forma o vazio trabalha em nós sensações de medo, estar por exemplo em uma escola vazia, uma casa vazia, um campo vazio, em um local grande mas todo vazio, é algo estranho de se sentir, e o terror asiático se utiliza muito disso pra refletir esse medo interior dos personagens.

O terror psicológico trabalha muito em cima de traumas humanos, a solidão que esses personagens vivem dentro de si, se casa perfeitamente com o mistério e suspense que o gênero terror proporciona.
Pois o foco da narrativa são seus protagonistas, onde os mesmos vivem presos em suas dores, insegurança, tristeza, e mergulhamos como expectador em seu interior perturbado. Como podemos ver em Hansel and Gretel 2007.
O terror e o vazio andam juntos, de um lado o vazio de um sofrimento e do outro o terror que ele proporciona.

Comentários

  1. Nunca me interessei por terror. Só ultimamente que comecei a assistir alguns filmes e foram justamente de Kiyoshi Kurosawa. Gostei dos seus filmes por tratar do horror de maneira poética e alegórica. Ate comentei sobre alguns dos filmes dele no meu blog: https://onovocanone.wordpress.com/

    Concordo contigo, pelo que pude ver (pelo menos nos filmes dele) os personagens estão sempre solitários, ilhados, na margem entre a solidão e o vazio. E penso que o terror Japonês não conseguiria ser diferente, afinal a solidão assola grande parte de seus habitantes; o governo japonês até criou um "ministério da solidão" visando diminuir a taxa de depressão e suicido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário