O Cinema Está Morrendo?

O formato série está tomando o lugar dos filmes?

Acredito que o mais importante de tudo na construção de um roteiro é a ideia, ou seja, seu propósito. No princípio era o verbo e o verbo se fez carne, ou seja, o propósito se materializou em forma humana. Antes da matéria vem a ideia, antes de algo se concretizar a ideia é desenvolvida.
Através da ideia você decide o formato de como irá expressá-la, seja através de uma pintura, música, livro, curta, série ou filme.

A questão não está se a série é o futuro, e sim qual o propósito do roteiro, como os roteiristas estão desenvolvendo suas histórias? Fazem pensando no formato de um curta, de uma série ou de um filme? A escolha do formato depende do propósito do roteiro, sobre o que a história quer dizer.
E o mais importante é, aquilo que eu quero contar se sai melhor em filme ou série? A partir disso é que desenvolvo meu roteiro, mas a ideia da narrativa vem antes, o propósito do que quero escrever vem antes da escolha do formato.
Por exemplo, quero escrever um roteiro de suspense sobre uma garota presa em seu quarto, essa minha ideia se sairá melhor como filme ou série? A história terá conteúdo pra durar uma temporada ou o objetivo do que quero contar caberá num formato de filme? Não é o formato que define o roteiro, e sim o propósito do roteiro que define o formato.
Pegaremos Shyamalan como exemplo, Shyamalan é um roteirista de histórias curtas, apesar de ter produzido a série Servant, suas ideias, mensagens que quer passar com suas histórias cabem perfeitamente num formato de filme, O Sexto Sentido por exemplo não daria certo como série, seu propósito foi bem definido num formato de filme, a história se auto sustentou como filme.
Diferente de Servant por exemplo, em que a ideia de roteiro só daria certo mesmo como série.
Oriol Paulo, um dos melhores diretores e roteiristas de suspense policial espanhol, consegue transmitir bem sua ideia de roteiro em um filme, seu filme El Cuerpo não daria certo como série.
O formato da história deve obedecer o propósito que meu roteiro quer contar.
Muitos filmes cometem o erro de querer contar tudo em poucas horas, e muitas informações torna o filme corrido e confuso. Mas não é problema do filme e sim da escolha de formato, (ou muitas vezes o mau desenvolvimento da história), e também erro do roteirista de achar que sua história caberia num formato de filme.

Temos na Coréia uma série de filmes de terror chamada Whispering Corridors, são cinco filmes sem conexões entre si mas que possuem um mesmo tema, o suicídio na escola, é uma série de filmes muito boa e bastante complexa. O quarto filme se chama Voice, esse é um exemplo de filme em que o formato foi errado, pois a ideia do roteiro é tão complexa, que o filme não da conta de desenvolver tudo, é um dos melhores filmes de suspense asiático que assisti, mas que ficou corrido pelo roteiro querer ousar demais e não ter tempo pra se aprofundar na história, apresentando vários personagens complexos que não foram bem explorados. A ideia do filme deveria ter sido desenvolvida em formato de série.
Tudo depende o propósito do roteirista, o que ele quer contar com sua história.
Acontecem muitos erros na escolha do formato de um roteiro, por isso muitos filmes se dariam melhores como séries, e séries como filmes. Assim como muitas ideias só dão certo como curtas, como Lights Out? Tentaram fazer um filme sobre esse curta chamado Quando as Luzes se Apagam, não deu certo, pois a ideia do roteiro foi feita para um curta, o que o roteirista queria passar para o público com sua história casou perfeitamente num formato de curta.

Então não é dizer se a série é o futuro, e sim nos perguntar qual é a ideia de cada roteirista? Como os roteiros estão sendo feitos? E cada roteirista deve saber escolher qual formato melhor se encaixa com o propósito de seu roteiro.

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