Shiho Yabuki - A Pioneira da Música de Cura


Shiho Yabuki é uma lendária musicista japonesa. Shiho começou com o piano clássico aos cinco anos de idade. Mais tarde, ela trabalhou fazendo música para o Kanebo Beauty Research Laboratory e tornou-se pioneira na música de cura. Ela já se apresentou em todo o mundo. Seu álbum "O corpo é uma mensagem do universo" (The Body Is A Message Of The Universe) de 1987 é uma obra-prima inovadora da nova era do ambiente eletrônico.
Shiho usa instrumentos musicais como sintetizadores há cerca de 30 anos para expandir suas possibilidades musicais.

Ao ouvir as músicas de Shiho logo me identifiquei com seu estilo de composição, e ao saber mais de sua história, percebi que sua visão sobre a música também é parecida, percebendo a música não somente como uma oportunidade de reflexão interior, mas também de cura.
Suas melodias são bem suaves, misturando diversos sons, algo que também gosto de fazer quando estou compondo minhas músicas.

Seu álbum The Body is a Message of the Universe ganhou uma nova edição lançada pela pequena gravadora Subliminal Sounds, 1.000 cópias pressionadas em vinil rosa claro.
Originalmente criado e lançado em uma pequena edição no Japão em 1987 pela misteriosa musicista/ mágica Shiho. O Corpo é Uma Mensagem do Universo apresenta texturas de sintetizador cintilantes flutuantes. É único e extraordinariamente sereno, com tons variáveis ​​e espaciais, levando o ouvinte a um lugar mágico especial. É tão bonito quanto cativante.
Há também um tom assustador em partes do álbum que soam como o que originalmente poderia ter influenciado David Lynch e Angelo Badalamenti quando compuseram a trilha sonora da série original Twin Peaks.
Nas palavras de Shiho: “Criatividade é o desenrolar dos reinos desconhecidos dentro do eu. Através de nossas formas de expressão escolhidas, cada um de nós cria diariamente um universo único, um ambiente único. O universo criado por todo e qualquer ser em repetição sem fim são mensagens do universo. A respiração dessa música, expressa em meu ambiente atual, fluindo por uma infinidade de lugares, enquanto a música ambiental é minha expressão de The Body is a Message of the Universe”.

Parte do álbum também teve um lançamento limitado de CDs nos EUA no final dos anos 80, o que é difícil de encontrar hoje. Embora Shiho Yabuki tenha continuado sua carreira no Japão, tanto como música quanto como mágica, se tornou pioneira na música de cura na Ásia, para a maioria dos ouvintes ocidentais, era como se Shiho fosse um daqueles artistas misteriosos que lança um álbum e nunca mais é ouvido novamente. Isso é lamentável, é algo que Subliminal Sounds espera corrigir. Esta versão também apresenta algumas faixas especiais originalmente compostas e gravadas por Shiho no final dos anos 80 para o Kanebo Beauty Research Laboratory.

Álbum New Meditation 1990
Não é inteiramente um álbum "novo", e sim uma nova destilação de destaques de seus trabalhos anteriores, como pioneira da música japonesa de cura.
Sua educação musical, começou aos cinco anos, estudando piano clássico em casa. Em uma idade tão jovem, Shiho percebeu que o estudo "clássico" não era a fonte de grande parte de sua inspiração.
Pelo contrário, a própria natureza formou o foco de sua iluminação e inspiração sônica. Olhando pela janela de sua casa em Okayama, Shiho improvisava cantos com qualquer natureza que estivesse formando som ao seu redor. Esse espírito improvisador a levou a estudar jazz e se mudar para a cidade de Nova York, na esperança de seguir uma carreira de composição nos Estados Unidos.

Shiho conheceu alguém e se casou, no entanto, como seu relacionamento se deteriorou e sua própria carreira musical foi deixada de lado devido a seus problemas, Shiho foi forçada a enfrentar um enorme revés pessoal. Divorciou-se e seu amor pela música permitiu que Shiho navegasse em águas turbulentas em um momento sombrio de sua vida. Dedicar-se a criar músicas que pudessem curar outras pessoas, ao curá-la naqueles dias difíceis, estimularia seu próximo caminho.
Voltando ao Japão, Shiho seguiu uma carreira de gravação. Incapaz de encontrar compradores, Shiho investiu todo seu dinheiro e suas economias na criação de sua própria gravadora e lançou sua própria versão da música New Age sob sua própria gravadora Esthetic Music.

Uma devotada budista tendai, Shiho escreveu e tocou "Shiunkai" no Enryaku-ji (mosteiro no Monte Hiei, perto de Quioto, fundado por Saichō. Local da escola budista Tendai) como um meio de dedicar ao seu aniversário de 1.200 anos.
No álbum também existe a música Samadhi (estado mais alto de meditação do Yoga).

Se Shiho Yabuki não é a pioneira mais conhecida da música eletrônica japonesa, ela é uma das mais talentosas. Nesta reedição feita na ocasião para a Record Store Day 2018 pelos suecos de Subliminal Sounds, um punhado de músicas do registro original, uma maneira de fazer um balanço do início de sua carreira. Musicalmente, Shiho nunca se afastou de suas influências, desenvolvendo sons feitos acima de tudo para curar a alma das doenças cotidianas.





Comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar dela. Porém também acho o estilo dela muito parecido com o seu Lucas. O clima sereno e misterioso, melancólico também, que elas trazem são mesmo iguais aos seus. Ótima matéria, gostei de ter conhecido ela!

    ResponderExcluir

Postar um comentário