O poema O Sacrum Convivium e o filme Whispering Corridors 4


Whispering Corridors Voice é o quarto filme da série composta de cinco títulos.
É um filme de terror e drama lançado em 2005.
Apesar das histórias não estarem ligadas diretamente, elas possuem o mesmo tema, o suicídio, seja ele gerado pelo ego, solidão ou traumas.
A história dos filmes ocorrem sempre no colégio, e trata das amizades entre as alunas, e seus problemas.
Voice é o mais poético e ousado das outras sequências, ele incorpora diversos temas diferentes na narrativa, que infelizmente a duração do filme é insuficiente para desenvolver todos os personagens apresentados.

Esse quarto título conta a história de Young-eon que é assassinada logo nos primeiros minutos do filme, e com a ajuda de sua amiga Seon-min, que não pode vê-la mas pode ouvi-la, tenta descobrir quem a matou e o motivo de sua morte.
Através de uma aluna sensitiva chamada Cho-ah, Seon-min descobre que a partir do momento que ela passar a ignorar a voz de Young-eon, ela desaparecerá.
A amizade entre as duas é tão forte que Seon-min não quer perder o contato com ela, mas com o desenvolver da narrativa, Seon-min começa a perceber que a melhor escolha a se fazer é deixar Young-eon partir, pois nutrir sua presença espiritual diariamente só irá lhe trazer mais dores, e nunca conseguirá aceitar a ausência de sua amiga.

Decidida a superar a morte de Young-eon, Seon-min passa a ignorá-la toda vez que a garota tenta se comunicar. Ela vai até o estúdio de gravação da escola e faz uma declaração sobre a morte de Young-eon e coloca uma música em homenagem a ela.
Em uma das cenas finais, Seon-min pega um pequeno rádio que estava em cima da mesa de Young-eon, era um rádio que ela havia lhe dado de presente, e nele continha uma fita com a gravação de uma de suas músicas preferidas.
Seon-min sai da sala de aula e aperta o play para ouvir a música. Era a canção O Sacrum Convivium.
A música começa a tocar e surgem várias lembranças de Young-eon ao mesmo tempo, dos momentos felizes ao lado de sua amiga, desesperada Seon-min começa a correr pelos corredores do colégio gritando pelo nome de Young-eon na esperança que ela pudesse responder, na sensação angustiante de tê-la perdido para sempre.
É uma cena rápida com menos de dois minutos, mas com muitos significados, e se encaixa perfeitamente com a mensagem da música.
Esse é o poema:

"Ó banquete sagrado
No qual Cristo é comido (lembrado)
É renovada a memória de Sua paixão

Enche-se a mente com a graça
E uma promessa de glória futura nos é dada
Aleluia"

A esperança do reencontro, a esperança que encontraremos novamente aqueles que aqui amamos, sem a mentalidade terrena da qual hoje possuímos, cheia de dores, culpa, ódio, mas sim a pureza inexplicável da eternidade que Cristo nos prometeu.
Enquanto Seon-min corria em desespero submersa nas lembranças de sua amiga e desejando encontrá-la, a música nos mostra que esse sofrimento terá fim, que a partida apesar de dolorida, é superada pela convicção da promessa do reencontro.



Comentários