A Mulher no Terror Asiático


Estou a alguns meses assistindo somente filmes de terror asiáticos, e pesquisando mais sobre os filmes e as lendas da cultura desses países, percebi uma coisa interessante, em como a mulher tem um papel frequente nas histórias de terror.
Não apenas como protagonistas, mas também como vilãs, e como esses filmes exploram através do terror os seus traumas e sofrimentos.
Em contos antigos do japão por exemplo, muitas das histórias falam sobre mulheres que após morrerem de forma injusta, ou que sofriam abusos de seus maridos, sendo mortas cruelmente, retornam em busca de vingança, como a lenda da jovem Oiwa ou da virgem do poço Okiko, que conta a história de uma mulher que não aceitou se casar com um homem rico, e o homem por vingança a acusou de ter roubado um dos pratos mais caros de sua casa, a mulher foi morta e jogada em um poço, e todas as noites ela aparece tentando encontrar o prato roubado e assombrar o homem.
Todos esses contos são a base da maioria dos filmes do subgênero sobrenatural japonês, quase todos os filmes bebem dessas antigas lendas de espíritos de mulheres vingativas.
Mas uma característica dessas histórias é o lado dramático que os espíritos dessas mulheres tem, não são apenas espíritos cruéis querendo matar quem estiver por perto, eles tem um desenvolvimento de seu passado para que possamos entender o motivo de seus atos, de seu ódio, desejo de vingança. Os espíritos dessas mulheres no decorrer dos filmes, conforme a história se revela, percebemos que elas são tão vítimas quanto os protagonistas.
Água Negra de 2002 por exemplo fala sobre o amor materno, sobre uma mãe que se sacrifica para manter a sua filha viva.
Temos dois lados da história, o amor entre Yoshimi e sua filha Ikuko, e a dor da garota Mitsuko que sofre após sua mãe desaparecer, Mitsuko morre acidentalmente no poço de água do prédio e passa a assombrar o local em busca de uma mãe, até Yoshimi chegar com sua filha e o espírito de Mitsuko ver uma oportunidade de ter ela como mãe.
Apesar do filme girar em torno desse espírito, vemos que é apenas uma menina querendo ter o amor de uma mãe novamente, é um filme bastante bonito e triste.
No filme Um Conto de Duas Irmãs de 2003 fala sobre o trauma que a protagonista sofre após ter sua mãe morta, e como a sua vida muda radicalmente, o filme explora as dores dessa garota, e a forma como ela lida com essa dolorida perda que a transformou por completo.
Em The House Stranger, filme chinês de 2015, a protagonista Le Rong sofre de depressão após perder sua família em um acidente de carro, e culpa os seus tios pela morte deles, a garota desenvolve dupla personalidade como uma forma de tentar esquecer o evento traumático que lhe trouxe tanta dor e lhe deixou insegura na vida.
Apartment, filme coreano de 2006, fala sobre Se-Jin, uma mulher que se muda para um apartamento e presencia situações estranhas toda a noite, até descobrir o espirito de uma garota, que após perder os pais, começou a sofrer agressões dos vizinhos até ser morta abandonada em seu quarto.
O livro em que o filme Ringu (O Chamado) foi baseado também traz uma história bastante pesada sobre Sadako, onde ela sofre abusos do médico de seu pai e ainda carrega o trauma ao ver sua mãe morrer, tudo isso se acumula em ódio que se materializa na fita. O filme original de 1998 conta mais detalhes sobre Sadako também.
Kayako do filme Ju on (O Grito), em que ela e seu filho são mortos por seu marido, e seu ódio e sofrimento se transforma no espírito que assombra a casa. No final do filme original, Juon de 2002, quando ela encontra pessoalmente a protagonista do filme, mostra que apesar de todo ódio que ela derrama em que se aproxima da casa, no fundo ela também está sofrendo com a situação, e gostaria de descansar em paz ao invés de alimentar aquele ódio para sempre em busca de uma vingança sem fim.
É interessante que apesar de serem filmes de terror, eles tem um foco bastante grande nos traumas dessas mulheres.
Citei apenas alguns filmes, de todos que assisti, 90% dos filmes falam sobre espíritos de mulheres que sofreram algum tipo de trauma e voltam para se vingarem, ou na tentativa de voltar para as pessoas que elas amam.

Comentários