A Fita VHS "A Polegarzinha no Reino Encantado" - Relato

Me lembro na infância, eu com nove anos, de uma amiga que sempre trazia em casa para assistir fitas VHS, ela morava próximo de mim, todo dia nos encontrávamos para brincar.

Uma vez por semana ela trazia consigo algumas fitas de desenhos animados, entre elas o que mais me marcou foi uma animação chamada A Polegarzinha no Reino Encantado de 1993.
Pesquisando no Mercado Livre por essa fita consegui comprar duas cópias, eram as únicas disponíveis para venda, não consegui encontrar disponível em nenhum outro lugar, e as únicas duas unidades que tinha para vender no site eu comprei, hoje não se encontra mais a venda, é como se não existisse em nenhum lugar. Posso dizer que tenho uma raridade em mãos.
Pois nem para assistir ou baixar essa animação está disponível, é raro encontrar informações sobre o filme, e as poucas que tem são muito escassas.
É como se o desenho não existisse, nem mesmo imagens da animação é possível encontrar, apenas raras screenshots.
Vejo em fóruns pessoas perguntando tipo, "onde encontro esse filme para assistir?", "esse filme marcou minha infância, alguém sabe onde assistir?"

Simplesmente não há informações, não há imagens, e não há unidades para vender.
Fiquei feliz em ter encontrado as duas versões para comprar, finalmente poderia assistir a essa animação depois de tantos anos.
Mas não foi possível, já que nenhuma das versões das fitas que comprei veio a animação, no lugar havia cortes aleatórios de programas de televisão, e pedaços de filmes, claramente uma fita que foi gravada várias vezes.
Havia poucas cenas do desenho, mas as poucas que havia me fizeram recordar o quão estranho era o filme.

Assisti apenas uma vez esse desenho, mas foi o suficiente para ter me marcado.
A animação contava a história de uma senhora que se sentia solitária em casa tendo apenas seu cachorro como companhia, não me recordo o nome da senhora, mas me lembro claramente que o cachorro se chamava Percival.
Após receber a visita de um mago, ele concedeu para ela um desejo, e ganhou a companhia de uma pequena garota que lhe chamou de Thumbelina. Mas algo no desenho me chamou atenção, o que era para ser apenas uma história infantil foi para mim uma experiência melancólica, esse é o sentimento que define quando me recordo da animação.
A história para mim, que tinha apenas nove anos foi tão estranha que por essa razão nunca mais assisti novamente ao filme. 

A pequena menina que no começo era dócil e alegre, com o passar do filme foi ficando triste, como se ela não estivesse gostando de estar morando com aquela solitária senhora.
As vezes chorava, gritava como se quisesse fugir, mas ao mesmo tempo o desenho não deixava claro o motivo de seu semblante triste, até que um dia o cachorro Percival já não gostando mais da presença da menina, a levou para longe dali, a fazendo se perder na floresta.
A senhora ficou desesperada quando não encontrou a polegarzinha em sua casa, começou a chorar, gritando por seu nome constantemente.
A pequena garota perdida e com medo, fez amizades com alguns animais como sapos, toupeiras e uma ave, polegarzinha sempre chorava nas cenas, apesar dela não dizer o motivo, eu sentia que ela não queria voltar para a casa da senhora, mas queria ir para outro lugar, mas isso não fica explícito na história.
A menina dizia que precisava encontrar alguém, não me lembro do nome, mas o personagem nunca apareceu no desenho, ela apenas citava ele, dizendo que ele era a única casa que ela tinha, e que só conseguia sobreviver se voltasse para casa, e chorava desesperada, e saia correndo sem direção.
Os animais diziam que ela precisava aceitar o mundo onde ela estava, pois todos ali já cansaram de procurar uma saída, e que ninguém os ouviria. Era como se aquele mundo fosse uma prisão.
Todos animais pareciam com medo de algo, que também estavam querendo fugir daquele lugar.

Percival vendo a tristeza de sua dona, que gritava sem parar por Thumbelina, resolve ir atrás da menina, mas sem sucesso, não conseguiu a encontrar, e ele volta para casa e a encontra vazia, a Senhora não estava mais ali, a noite chegou e o cachorro sentado na frente da porta chorava esperando que a senhora voltasse, mas ela não voltava. O cachorro sai correndo desesperado em busca da senhora e entra na floresta escura, e um latido é ouvido, tudo fica em silêncio.

Não me lembro do final da animação, mas para um desenho infantil seu tom melancólico e depressivo era muito grande. O filme não existe disponível em nenhum lugar, ele se perdeu pelo tempo, e o que resta são apenas as lembranças daqueles que assim como eu tiveram a oportunidade de assistir durante a infância.

Estou deixando as fotos das fitas que comprei. E apenas duas screenshots que encontrei do desenho.







Comentários

  1. Eu nunca assisti esse desenho, mas com certeza deve ter passado algumas poucas vezes na TV. Também nunca ia imagina o grau de melancolia que a obra possui... a capa da fita nos passa uma imagem de alegria justamente por ser um filme infantil... Realmente me parece muito misterioso...
    Ótimo relato Lucas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário