Nike Ardilla - A Maior Estrela do Pop Rock da Indonésia


Nike Ardilla nasceu em 27 de dezembro de 1975 na cidade de Bandung e morreu após uma batida de carro em 19 de março de 1995 com apenas 19 anos. Apesar da pouca idade ela colecionou durante a curta carreira diversos prêmios musicais, além de lançar oito albums entre 1989 e 1995.
Nike também era atriz, participou de diversos filmes ao lado de outras grandes cantoras como Desy Ratnasary e Paramitha Rusady. Nesse período entre os anos 80 e 90 na indonésia era comum a presença de cantoras em filmes.
Nessa época a indonésia já possuía várias artistas consagradas como Nicky Astria, Ita Purnamasari, Mel Shandy, Atiek CB, conhecidas pelo termo de Lady Rockers, e com o surgimento de Nike Ardilla e seu sucesso no final dos anos 80, o gênero pop e rock ficou ainda mais forte.

Nike Ardilla também participou de vários festivais de canto e venceu vários deles.
A Nike ingressou na carreira musical com a direção de Denny Sabri, jornalista sênior de música da época, (na era dos anos 80 e 90, o nome Denny Sabri era muito famoso, estava em todos os lugares junto de Deddy Dores. "Kang Denny", como costuma ser chamada, era uma talentosa descobridora de artistas, dezenas de artistas "de topo" daquela época nasceram das mãos de Denny Sabri, como Nicky Astria, Nike Ardilla, Conny Dio e dezenas de outros nomes).
Sob a administração de Denny Sabri, a Nike, que na época ainda era estudante do ensino fundamental, foi convidada a aparecer em palcos de apresentações de rock, usando o nome artístico de Astrina; esse nome foi dado com o objetivo de que a Nike rivalizasse com Nicky Astria, a famosa cantora de saias da época.
Judi Kristianto, (fundador da JK Records, primeira gravado de Nike Ardilla), conheceu Nike quando ela foi trazida para Jacarta pela jornalista Denny Sabri com seu pai, (Denny.
A jornalista, que muitas vezes atuou como uma agente de talentos, apresentou a menina a Judi.
"Naquela época Nike tinha 12 anos", disse Judi quando perguntado sobre quando conheceu Nike Ardilla.
Quando conheceu a Nike, em julho de 1988, Judi alegou sentir a aura de estrela infantil. De alguma forma seus instintos diziam que aquela criança que chegou tão tímida seria uma grande estrela.

A Nike era apenas uma garota que aspirava a ser cantora de Bandung, (cidade natal de Nike).
Até ser encontrada por Denny Sabri em um festival de música em Karang Setra, Bandung, em 1986.
Antes de conhecer Denny, a Nike costumava cantar na frente da multidões em vários festivais.
Então, tocar no palco não seria novidade. Judi Kristianto convidou Nike para participar da turnê Surya Pop Star em 1988 em várias cidades do leste de Java.

Voltando ao inicio de sua careira antes de chegar a gravadora JK Records, ainda sob a supervisão de Denny Sabri, ela era frequentemente ela convidada para ser artista de abertura em vários shows de cantores consagrados, incluindo Nicky Astria, Ita Permatasari e Ikang Fawzi.
Como naquela época a Nike não tinha a sua própria música, ela costumava cantar músicas de rock pertencentes a músicos ocidentais.
Em julho de 1988, quando ela acabara de se formar no ensino fundamental, Nike finalmente gravou seu primeiro álbum com a gravadora JK Records, mas o álbum não foi lançado devido à idade da Nike, que ainda era muito jovem na época, enquanto a maioria das letras da música eram temas de romance.
Desde que o álbum de estréia foi lançado no final de 1989, o nome de Nike Ardilla entrou no ranking dos melhores artistas. A gestão de Deni Sabri de fato preparou Nike para se tornar uma artista de vários talentos, o início da formação de Nike Ardilla para se tornar uma artista estava preparado para substituir a famosa cantora Cut Irna como modelo, a estrela de cinema Cannon Bellina e a diva do rock dos anos 80 Nicky Astria.
Assim, de acordo com Deni, a Nike é uma combinação de Nicky Astria, Meriam Bellina e Cut Irna. Mesmo antes do álbum de estréia ter sucesso no mercado, a Nike estava envolvida na produção de vários filmes de bilheteria de sua época e em shows em áreas de Aceh a Papua.
O ano de 1990 foi o início do domínio de Nike Ardilla no mundo do entretenimento devido ao sucesso comercial do álbum Bintang Hidup, que vendeu 2.000.000 de unidades.

Apesar da carreira de Nike Ardilla ter sido bastante curta, de 1988 à 1995, apenas seis anos, mas em tão pouco tempo a sua carreira foi extremamente brilhante.
Não apenas no campo da música, mas também na indústria cinematográfica do país.
Dezenas de filmes de bilheteria foram produzidos por Nike.
Nike também apareceu brevemente em uma novela dirigida por Putu Wijaya, intitulada None, com Paramitha Rusady.

Um museu também foi estabelecido em Jalan Soekarno-Hatta, Bandung. Todos os pertences da Nike estão armazenados lá, como as roupas que ela usava durante o incidente e uma réplica do quarto de Nike Ardilla.
Em um período bastante curto de tempo, ela conseguiu se tornar a cantora mais popular Indonésia, superando até outros grandes músicos que já tinham suas carreiras consagradas em sua época.
Em West Sulawesi, há um restaurante chamado Nike Ardilla Restaurant localizado em Wonomulyo, Polewali Mandar. Todos os dias, o restaurante toca as músicas de Nike.

Comentários