Filme: Kairo - 2001

Fiz essa música instrumental dedicada ao filme Kairo de 2001.

Kairo é um filme de suspense e terror que tem como foco a tristeza e o vazio dos personagens, onde os fantasmas presentes na história são apenas a motivação que os fazem se suicidar, mas não são eles que matam, e sim a própria depressão dos protagonistas.
Kairo é um exemplo de como a visão de terror asiático é bem diferente da ocidental, pois a refilmagem americana de 2006 mudou completamente a ideia e o clima do filme, enquanto no original tudo é deixado de forma implícita para a interpretação do expectador, em Pulse tudo é exposto, não há o mistério.
Kairo de 2001 é um filme perturbador sem a necessidade de ter cenas de sangue ou sustos aleatórios, ele é um filme atmosférico, lento, solitário, que consegue dar a sensação de medo sem mostrar praticamente quase nada, apenas trabalhando a desconfiança dos personagens, a insegurança, o medo.
É um filme que cria o suspense, que não revela muito para deixar a dúvida.
Kairo conta a história de vários personagens que entram em contato com espíritos através de computadores, como o filme é de 2001, a internet ainda era desconhecida para alguns, e é interessante ver como era essa tecnologia no japão dessa época.
Quando entram em contato, a pessoa começa a se isolar, ficar depressiva, alguns se perturbam com questionamentos de como seria a vida após a morte, se seria a solidão eterna ou um lugar de felicidade, cada vez mais a pessoa vai ficando perturbada até cometer suicídio, não são os espíritos que matam, e sim o próprio desespero e tristeza dos personagens, a insegurança deles diante da realidade da morte.
Os espíritos não estão lá para serem cruéis, eles aparecem em vídeos pedindo ajuda, sozinhos, sem esperança, infelizes, e é dessa forma que os personagens ficam após entrarem em contato com eles, gerando questionamentos em alguns, como em Harue Karasawa, de que fantasmas e pessoas são iguais, sozinhas, solitárias, e que eles também podem estar vivos, numa dimensão diferente da nossa.
Apesar de ser reconhecido como um filme de terror, ele é um filme bastante dramático, é um tipo de terror diferente, mais voltado para o mistério, com um clima bastante sombrio.
Os fantasmas não são a real ameaça do filme, eles são apenas aqueles que abrem nas pessoas a reflexão sobre a morte, e são os próprios problemas dos personagens que os matam.
Vale a pena assistir para quem gosta de suspense e mistério.

Composição da música:



Filme legendado completo no youtube:

Comentários