As Cantoras de Rock na Indonésia e Malásia nos anos 80 e 90

No final dos anos 80 o rock na Indonésia estava em alta, como um dos gêneros mais populares do pais.
O Rock na Indonesia começou a aparecer na década de 70, e atingiu seu auge no final dos anos 80, quando surgiu uma febre de mulheres que embarcaram nesse estilo de música, e foi em razão delas que esse gênero se tornou tão popular no pais, até um termo foi usado na época para designá-las, que era Lady Rocker, mostrando como o gênero era forte no pais.
Algumas iniciaram suas carreiras em bandas masculinas onde eram vocalistas, exemplos como Ella e Shima, que faziam parte do grupo The Boys nos anos 80 antes de seguirem carreira solo e se tornarem bastante populares na Malásia. Apesar dessa era de ouro do rock ter declinado após o fim dos anos 2000, algumas delas ainda continuam cantando até hoje e lançando albums novos, como é o caso de Ella.
O rock nesses países possui um estilo bem próprio deles, não beberam de estilos ocidentais como aconteceu muito com o pop japonês e coreano, que foram bastante influenciados nos anos 80 pelo pop americano, mas nesse caso eles criaram um estilo próprio.
A cantora mais popular, que ainda possui milhares de fãs até hoje é Nike Ardilla, ela se tornou ídola não apenas na Indonesia e Malásia, mas também em outros países.
Existem até grupos de encontros na Indonésia onde diversa pessoas se reúnem para comemorarem seu aniversário. Infelizmente ela faleceu no auge de sua carreira com apenas 19 anos após um acidente de carro em 1995.
Foi construído um museu em sua memória, com alguns de seus pertences pessoais, é a única cantora na Indonésia a ganhar um museu em sua homenagem, tamanha a sua popularidade no pais.
Apesar da pouca idade ganhou muitos prêmios musicais, Nike Ardilla possui um estilo mais pop/rock, slow-rock como era chamado na Indonésia, lançou mais de 10 albums, além de também ter trabalhado como atriz em filmes. Algumas das cantores dessa época na Indonesia e Malásia participavam bastante de filmes.
Além de Nike, outra cantora que acabou falecendo muito cedo foi Poppy Mercury, com apenas 22 anos, lançou por volta de 7 albums. Poppy também tem um número de fãs muito grande, e é uma das cantoras mais populares do pais.
Nike Ardilla é a cantora que mais ouço, apesar de jovem, suas músicas não ficam atrás de nenhuma outra cantora que já era consagrada na época.
E foi por causa dela, principalmente após sua morte, que apareceram milhares de outras cantoras também querendo beber desse sucesso que Nike estava tendo, como Nafa Urbach, Nim Samantha, Yessy Gasela, enquanto que outras surgiram na mesma época de Nike como Desy Ratnasari, Poppy Mercury e Inka Christie, agora já na metade dos anos 90 com um estilo mais pop, um rock mais melódico. Já era uma migração entre o rock e o pop.







Antes mesmo de Nike Ardilla, já haviam outras artistas fazendo muito sucesso nessa era de ouro do rock na Indonésia, cantoras como Mel Shandy, Ita Purnamasari, Nicky Astria, Atiek CB, e no caso da Malásia, Ella, e Shima e Leez, entre muitas outras.





Tem duas cantores que foram bastante populares na Malásia, e são as que eu mais costumo ouvir, que são Ella e Shima, ambas saíram do grupo The Boys para seguirem carreira solo.
Ella é considerada a rainha do Rock na Malásia, tamanha a sua popularidade, e até hoje faz apresentações, e assim como Shima também ganhou muitos prêmios musicais ao longa da carreira. Possui mais de 20 albums, com o último album lançado em 2017 intitulado Peace Love Rind, voltado mais para o pop. Shima encerrou a carreira como cantora um pouco mais cedo, seu último album lançado foi em 2007 chamado Ke Pangkuanmu, também no gênero pop.
Na malasia também havia Leez, cantora que tentava competir com a popularidade de Ella, mas que infelizmente teve uma carreira bastante curta, e também encerrou sua carreira musical.







O movimento rock foi se enfraquecendo no final dos anos 2000, até as cantoras que haviam começado e consagrado a sua carreira no rock, com o passar do tempo foram se aderindo mais ao pop, apenas algumas cantoras como Ella continuaram ainda com muita força, mesmo já tendo mudado um pouco seu estilo.
Mas além do rock, a música pop também foi muito forte na Indonesia e Malásia nessa época, como Betharia Sonata, Meriam Bellina, Nani Sugianto, e foi através do gênero pop que eu conheci a música desses países. Destacarei uma em especial, que considero uma das mais bonitas que ouvi até o momento.

Comentários